“ Vós, porém, vos santificareis e sereis santos, pois eu sou Iahweh vosso Deus. ” Levítico 20, 7

• dia 18 de junho de 2020

Na Jornada Mundial da Juventude em 1985, o Papa São João Paulo II disse para a Juventude uma frase de Santa Catarina de Sena: “ Se fordes aquilo que deveis ser, colocareis fogo no mundo inteiro! ”.

Este é o desejo do coração de Deus que sejamos Santos, e isso é para todos!

Mais hoje direciono essas palavras a juventude. Nós jovens temos a capacidade de priorizar muitas coisas, mais quando se trata de Deus e das coisas do céu, sempre deixamos para plano B, eu sei que as coisas no mundo parecem fáceis de se realizar quando estamos sobre o efeito do álcool ou drogas numa ousada tentativa de encontrar a felicidade! Mais Deus hoje lhe diz jovem você não precisa de tais coisas para ser feliz! A verdadeira felicidade não é encontrada em coisas terrenas, essa felicidade tem um nome: Jesus!

E quando o Senhor olha para nós jovens ele vê a capacidade de sermos Santos ousados que incendiara o mundo inteiro, incendiar nossas famílias, nossa faculdade, nosso trabalho e até mesmo nossos grupos de amigos!

Jovens que quando escolhem ter uma vida com Deus verdadeiramente podem arrastar uma multidão de almas para o Céu, esse é o desejo de Deus, que sejamos santos pois ele é Santo!

E é totalmente diferente do que muitas vezes é dito, ser santo não é difícil, pois ser santo é decisão, você decide por Deus, decide pela vida em santidade. A verdadeira batalha está no processo de santificação.

E não foi somente São João Paulo II que expressou o desejo de Deus sobre a juventude, o Papa Francisco também expressou o desejo de Deus através da exortação Christus vivit.

Onde citou alguns exemplos de Jovens que enfrentaram qualquer coisa por Deus!

Primeiro citou São Sebastião, um jovem que era capitão da guarda pretoriana e era cristão, falava de Jesus e buscava sempre levar seus amigos e companheiros a conversão.

Até que pediram para São Sebastião renunciar sua fé, ele se recusou a dizer NÃO para Deus e por esse ato de bravura, foi atingido por várias flechas, isso não o levou a morte e nem calou a voz de Sebastião. Ele continuou a falar de Jesus com bravura, até que açoitaram-no até a morte!

Este é um exemplo de um jovem que morreu por Cristo, um jovem mártir. Mais existe também outros exemplos de jovens que buscaram uma vida em Deus e não passaram pelo martírio, como Santa Terezinha do Menino Jesus, que entrou no convento carmelita com 15 anos de Idade e enfrentou muitas dificuldades para conseguir tal coisa. Ela viveu um caminho de confiança total no amor do Senhor reconhecendo que é esse amor que move a Santa Igreja de Cristo!

Conhecida também como a flor do Carmelo, que mostrou para a juventude que você não precisa de grandes coisas para ser Santo, pois a mesma se santificou nas pequenas coisas, a santidade está no amor!

Deus ainda nos disse que ele mesmo nos santificaria!

“ Guardareis os meus mandamentos e os praticareis, pois sou eu, Iahweh, que vos santifico. ”

Levítico 20, 8

Essa é uma verdade para quebrar os pensamentos:

Eu não consigo ser Santo… eu não sou capaz… buscar sozinho é muito difícil…

É sobre esses pensamentos que a palavra de Deus em Levítico vem quebrar, pois em nenhum momento Deus falou, se virem busquem sozinhos a santidade! Não o Senhor é claro em suas palavras quando diz: Eu sou o Senhor que vos santifico!

Não estamos sozinhos Deus está conosco a todo momento, buscar a santidade é buscar o céu e é impossível buscar o céu sozinho por isso que Deus nos deu por Cristo irmãos para caminharmos juntos!

Pare de reclamar e dar desculpas, decida-se verdadeiramente por Deus! Se esforce para alcançar o céu, lembre-se sempre dos amigos nesta caminhada, cultive santas amizades!

Que sejamos jovens que assumem o Evangelho que vivam de forma sadia e desfrutem a alegria de ver a Deus.

Escrito por: Aleisson – Grupo de Jovens Magnificat