A Igreja só será jovem quando o jovem for igreja

• dia 2 de março de 2020

A Igreja só será jovem quando o jovem for igreja

No ano de 2018 a igreja se dedicou de maneira especial à juventude através do sínodo dos jovens, onde os jovens de todo o mundo foram ouvidos através de um questionário que foi lido e acompanhado por bispos do mundo inteiro com espírito de oração e entusiasmo, e a juventude da nossa paróquia de Santa Cruz fez parte deste processo.

A igreja como mãe se pôs a ouvir a realidade dos jovens e buscar soluções e caminhos para a condução dos jovens! A partir do sínodo foi enviada aos jovens esta belíssima carta por parte dos padres sinodais:

“Carta dos Padres Sinodais aos jovens

A vocês, jovens do mundo, nós Padres Sinodais nos dirigimos com uma palavra de esperança, confiança e consolação. Nestes dias, nos reunimos para escutar a voz de Jesus, “o Cristo, eternamente jovem”, e reconhecer Nele as vozes dos jovens e seus gritos de exultação, lamentos e silêncios.

Sabemos de suas buscas interiores, das alegrias e das esperanças, das dores e angústias que fazem parte de sua inquietude. Agora, queremos que vocês escutem uma palavra nossa: desejamos ser colaboradores de sua alegria para que suas expectativas se transformem em ideais. Temos certeza de que com sua vontade de viver, vocês estão prontos a se empenhar para que seus sonhos tomem forma em sua existência e na história humana.

Que nossas fraquezas não os desanimem, que as fragilidades e pecados não sejam um obstáculo à sua confiança. A Igreja é sua mãe, não abandona vocês, está pronta para acompanhá-los em novos caminhos, nas sendas mais altas onde o vento do Espírito sopra mais forte, varrendo as névoas da indiferença, da superficialidade, do desânimo.

Quando o mundo, que Deus tanto amou a ponto de lhe doar seu Filho Jesus, é subordinado às coisas, ao sucesso imediato e ao prazer, pisoteando os mais fracos, ajudem-no a se reerguer e a dirigir seu olhar ao amor, à beleza, à verdade e à justiça.

Por um mês, nós caminhamos juntos, com alguns de vocês e muitos outros unidos a nós com a oração e o carinho. Desejamos continuar o caminho em todas as partes da terra onde o Senhor Jesus nos envia como discípulos missionários.

A Igreja e o mundo precisam urgentemente de seu entusiasmo. Sejam companheiros de estrada dos mais frágeis, dos pobres, dos feridos pela vida.

Vocês são o presente, sejam o futuro mais luminoso.”

Além desta carta o Papa publicou a exortação apostólica “Christus Vivit” onde o Papa inicia mostrando o lugar do jovem na igreja e convidando a conhecer o Jovem Cristo que nos mostra como caminhar para Deus através de toda a vitalidade e ousadia que a juventude proporciona, o Papa Francisco ainda convida a juventude a ser missionária e anunciadora de um Deus de amor que está vivo, jovens enraizados e fortalecidos na fé, que descubram sua vocação e sejam porta-vozes de Cristo nos ambientes que frequentam!

O Papa termina com um desejo:

“Queridos jovens, ficarei feliz vendo-vos correr mais rápido do que os lentos e medrosos. Correi «atraídos por aquele Rosto tão amado, que adoramos na sagrada Eucaristia e reconhecemos na carne do irmão que sofre. O Espírito Santo vos impulsione nesta corrida para a frente. A Igreja precisa do vosso ímpeto, das vossas intuições, da vossa fé. Nós temos necessidade disto! E quando chegardes aonde nós ainda não chegamos, tende a paciência de esperar por nós»

Que nós jovens tenhamos a ousadia de assumir o nosso lugar na igreja e doar nossa juventude pelo anúncio do Cristo, a igreja nos convida a sermos missionários e a nos sentirmos acolhidos e em casa nesta igreja que nos quer e deseja que saibamos que uma igreja jovem depende de nós!

Escrito por:  Aline  e Karen

Coordenadoras do ministério jovem da RCC

Fontes: http://www.synod.va/content/synod2018/pt/xv-assembleia-geral-ordinaria-do-sinodo-dos-bispos—carta-dos-p.html