5 EXEMPLOS DE SANTOS QUE TE AJUDARÃO A VIVER A CASTIDADE

  • dia 1 de abril de 2020

5 EXEMPLOS DE SANTOS QUE TE AJUDARÃO A VIVER A CASTIDADE

A castidade, esta é  a verdadeira entrega de amor, a palavra de Deus nos diz: Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. I Cor 9, 19- 20.         Costumo dizer que Deus nos trouxe a esta terra íntegros e puros como em vestes brancas, marcados apenas pelo pecado original que pelo batismo fomos libertos, no dia definitivo, quando nos encontrarmos com o senhor seremos capazes de entregar a vida que o Senhor nos deu ainda integra e límpida? A Castidade preserva nosso corpo e nossa alma, e nos guarda para o Senhor!! Aqui temos o exemplo de 5 santos que nos ensinam a amar e glorificar a Deus também em nossos corpos:

1- Santa Inês/Agnes de Roma

Nascida em Roma, sob o tempo da perseguição cristã primitiva, ela foi altamente procurada pelos homens por causa de sua beleza. Em resposta, ela dizia: “Jesus Cristo é o meu único esposo”, alguns desses homens ficaram tão furiosos que apresentaram o seu nome para as autoridades como uma seguidora dos cristãos. Ela foi capturada,  seu corpo nu foi arrastado pelas ruas de Roma. Lendas dizem que seu cabelo cresceu imediatamente para cobrir seu corpo, e os homens que tentaram estuprá-la ficaram cegos. Depois que os romanos não conseguiram queimá-la na fogueira, foi decapitado como uma virgem e mártir da Fé.

Ela é a padroeira dos jovens, de sobreviventes de estupro, e da castidade.

2- Santa Maria Goretti

Desde a tenra idade, ela entendeu a virtude da castidade. Seu vizinho, Alessandro, após ter sido rejeitado muitas vezes por Maria, tentou estuprá-la. Ela se recusou, dizendo: “Não! É um pecado! Deus não quer isso.” Quando Maria disse que preferia morrer a submeter sua pureza a ele, sofreu onze facadas. Antes de sua morte, com a idade de onze anos, Maria perdoou Alessandro, embora ele não estivesse arrependido.

Enquanto Alessandro estava na prisão, Maria apareceu em um sonho e o inspirou a conversão. Santa Maria Goretti é a santa padroeira das vítimas de estupro, mulheres jovens, e da pureza. Esta santa virtuosa certamente quer rezar para que obtenha a pureza e a fé para vencer o pecado sexual em sua vida.

3- São João Paulo II

Ele tinha uma compreensão de Amor Esponsal tão profunda, que isso o inspirou a escrever a Teologia do Corpo, uma série de homilias que abordam o propósito da vida, a dignidade humana e a sexualidade.

Ele nos lembra que: “A castidade é uma questão difícil a longo prazo… Mas ao mesmo tempo a castidade é o caminho certo para a felicidade.”

4- São Maximiliano Kolbe

Quando tinha 12 anos, a Virgem Maria apareceu a ele, oferecendo-lhe uma coroa branca representando a pureza e uma vermelha o martírio, que ele humildemente aceitou.

Depois de ser preso em Auschwitz, ele se ofereceu para tomar o lugar de um estranho que tinha sido condenado à morte. Kolbe permaneceu um farol de esperança e fé para os companheiros presos no campo, rezando todo tempo a Nossa Senhora.

Após duas semanas suportando a fome, sede, e todo sofrimento, Kolbe foi o último dos dez morrer. Foi morto por injeção letal.

Sua amizade com a Virgem Maria e a pureza que recebera de presente nos ajuda intercedendo pela libertação da nova droga da sociedade: a pornografia.

5- Virgem Maria

O Senhor intencionalmente preservou a Virgem Maria para trazer o nosso salvador para o mundo. Deus criou Maria para ser um grande presente para nós. O Rosário é a arma do tempo de hoje, e rezar apenas uma dezena pode derrotar a tentação sexual!

Que Nossa Senhora interceda por nós e nos conduza para o seu Filho.

Nossa Senhora da Vitória, rogai por nós!

Fonte: pt.churchpop

Catecismo da igreja católica jovem – youcat

PRÓXIMO EVENTO