• dia 5 de fevereiro de 2020

Assembleia Paroquial

Queridos irmãos de nossa Paróquia de Santa Cruz, logo no início desse Mês de fevereiro, dia 09 na Capela de S. Cristóvão a partir das 07h com a Santa Missa de abertura teremos nossa tão esperada Assembléia Paroquial. Muito mais que uma reunião prolongada, a Assembléia a cada Ano com suas lideranças, em comunhão com seu pastor e em comunhão com nossa Igreja diocesana, se faz um espaço privilegiado de oração, reflexa, avaliação, planejamento e organização de nossos trabalhos pastorais que teremos ao longo de mais um ano.
Algo que me admira quando leio os Atos dos Apóstolos, é como os discípulos de Jesus se deixavam conduzir pelo Espírito Santo em tudo aquilo que iam fazer. Era o próprio Cristo ressuscitado que conduzia e conduz sua Igreja através da ação de seu Santo Espírito. Aqui gostaria de lembrar essa Palavra de Atos dos Apóstolos para iluminar nossa caminhada e o porquê estarmos um dia todo reunido em Assembléia: “Nós vos enviamos Judas e Silas que vos explicarão tudo. É decisão nossa e do Espírito Santo a não impor-vos outro fardo além dessas coisas indispensáveis: absterdes de alimentos oferecidos aos ídolos, de sangue sufocado de animais estrangulados e da fornicação. Farei bem se abster-vos disso. Adeus.” É bonita a expressão que o livro dos Atos usa nessa passagem: “Nós e o Espírito Santo decidimos”…Se não é Deus a nos conduzir pelo seu Espírito, se não é a sua Palavra a nos guiar e a nos inspirar, como iremos trilhar os caminhos de missão que Deus deseja nos mostrar?
Quando nos reunimos em Assembléia, junto com aquelas lideranças e outras pessoas que nos ajuda na frente de nossas comunidades, pastorais e Movimentos, é para antes de tudo clamarmos o Espírito Santo e através da oração e da escuta da Palavra de Deus e da Palavra da Igreja, buscarmos discernir os Caminhos de Missão e as prioridades pastorais que precisamos abraçar em sintonia com toda nossa Igreja. Um exemplo concreto foram as prioridades que o Espírito Santo nos inspirou em nossa Assembleia passada em 2019, que foram um ano pastoral da juventude e a dimensão missionária e como foi frutuosa a ação de nossa Igreja paroquial na realização dessas prioridades.
Contamos dessa vez em nossa Assembléia com a participação de ao menos quatro representantes de cada comunidade e três representantes de nossas pastorais e movimentos e que venham com seus corações alegres e dóceis a ação do Espírito Santo para que seja Ele a conduzir toda nossa Assembléia, sob o olhar materno e a proteção de nossa Mãe santíssima. Deus os abençoe.

Pe. Alexandre Melo – Pároco da Paróquia Santa cruz
Mendes, 04 de Fevereiro de 2020

PRÓXIMO EVENTO
PUBLICIDADE